Design sem nome 16

NOSSA HISTÓRIA

ASSEMBLÉIA DE DEUS

A História do centenário (101 anos) da IEAD/PVH – Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Velho, em vários aspectos se confunde com a própria história do Senhor Jesus: “Porque foi subindo como renovo perante Ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der Ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará naS suas mãos” (Is 52:2,10).

WhatsApp Image 2024 02 16 at 00.37.22

Era mês de fevereiro do ano de 1922, quando o Missionário Paul Aenis desembarcava no “porto do velho” para dar início ao primeiro trabalho pentecostal na então provinciana e pacata Porto Velho, cidade do interior do Estado do Amazonas. Talvez, como é comum entre os obreiros da seara do Senhor, “sem ouro ou prata”, mas escondido em seu coração o mais precioso de todos os tesouros, “a Semente do Evangelho”.
No dia 28 do mesmo mês e ano, realizou-se oficialmente o primeiro batismo, descendo às águas quatro irmãos novos convertidos. A partir daí, o duro solo sofreu os primeiros impactos das ferramentas do Espírito Santo, a terra estava sendo preparada para receber o que de melhor e mais sublime se podia plantar entre os homens: “A Semente do Evangelho de Poder”.
Em meio às orações, prantos e súplicas, os “bandeirantes do Senhor” descobriam um novo mundo para o Evangelho de Jesus. A enxada da fé abria caminhos para as Sementes de Amor, que por sua vez, regadas pelas lágrimas da esperança, logo germinavam. 

A outrora pequena Porto Velho logo tivera de se acostumar com a nova realidade e pode contemplar seus filhos recebendo as primeiras bênçãos que emanavam da grande fonte, que após 101 anos continua a jorrar a Água da Vida. São 101 anos de muita glória, a IEAD/PVH caminha seguindo os seus 101 anos de evangelização! Que em tudo seja o Senhor Jesus glorificado, pois Ele é o Senhor do milagre e toda glória lhe pertence

Nossa História

Começa a década de vinte, o Presidente dos Estados Unidos do Brasil, Epitácio Pessoa, funda no Rio de Janeiro a primeira Universidade do Brasil e posteriormente a Belgo-Mineira, primeira siderúrgica a operar em solo brasileiro.
Foi a década das conquistas: Francisco Assis Chateaubriand  forma a primeira grande cadeia brasileira de jornais; Albert Calmetie e Camille Guérin inventam a vacina BCG contra a tuberculose; Engl, Massolle e Vogt desenvolvem o sistema de sonorização para o cinema; Evans e Bichop identificam a vitamina E; John Harwood inventa o relógio de pulso automático; são usados os primeiros inseticidas; a URSS cria um escritório central para exame de foguetes espaciais. Começa a década de vinte, o Presidente dos Estados Unidos do Brasil, Epitácio Pessoa, funda no Rio de Janeiro a primeira Universidade do Brasil e posteriormente a Belgo-Mineira, primeira siderúrgica a operar em solo brasileiro. Chateaubriand  forma a primeira grande cadeia brasileira de jornais; Albert Calmetie e Camille Guérin inventam a vacina BCG contra a tuberculose; Engl, Massolle e Vogt desenvolvem o sistema de sonorização para o cinema; Evans e Bichop identificam a vitamina E; John Harwood inventa o relógio de pulso automático; são usados os primeiros inseticidas; a URSS cria um escritório central para exame de foguetes espaciais. Tambem neste periodo os trabalhos de expansão missionaria da Assembléia de Deus ganharam um grande impulso que levouo saudoso Missionario Gunnar Vingren a evangelizar o sul do país, abrindo novos campos de trabalho para o Evangelho. 

WhatsApp Image 2024 02 16 at 00.37.23

O Brasil tinha somente 25 milhões de habitantes, Porto Velho não passava de uma pequena cidade do Estado do Amazonas, que servia de entreposto para o comércio da borracha nativa, quando chegou o jovem Marcelino da Silva para trabalhar no oficio de pintor de parede. O irmão José Marcelino foi o primeiro crente membro da Assembleia de Deus a morar em Porto Velho e, como era de se esperar, logo passou a ganhar muitas almas para o reino de Deus. Não muito tempo depois, em fevereiro de 1922, chegou também a Porto Velho o Missionário Paul Aenis, que juntamente com o irmão José Marcelino, organizaram a primeira Congregação.
No dia 28 de fevereiro do mesmo ano (1922), o Missionário Paul Aenis celebrou o batismo de quatro novos convertidos (Manoel de Jesus Melgaço, José J. da Silva, Rosa Lemos da Silva e Maria da Conceição). Estava assim fundada a IEAD/PVH – Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Velho. Logo o irmão José Marcelino casou-se com a irmã Rosa da Silva, sendo posteriormente consagrado ao Ministério Evangélico na função de Pastor. No ano de 1924 o Missionário Paul Aenis passou a direção da Igreja para o Pr. Manoel Cezar da Silva que a dirigiu até o ano 1928.

No ano de 1928 o Pr. José Marcelino da Silva recebeu das mãos do Pr. Manoel Cezar da Silva o pastorado da IEAD/PVH, ficando à frente dos trabalhos por um período de seis meses até ser substituído naquele mesmo ano pelo Pr. Januário Soares, que permaneceu na direção dos trabalhos até 1930, quando recebeu novamente a direção da referida igreja o Pr. José Marcelino, que permaneceu desta vez por um período de seis anos, de 1930 à 1936, sendo nesta última data substituído pelo Pr. Manoel Pirábas que passou um ano à frente da IEAD.

No ano de 1937 chegou a Porto Velho o Pr. Raimundo Prudente de Almeida para substituir o Pr. Manoel Pirábas, entregando os trabalhos dois anos após (1939) ao Pr. Juvenal Roque de Andrade. O Pr. Juvenal pastoreou por cinco anos a Igreja, sendo substituído em 10 de outubro de 1943 pelo Pr. Francisco Vaz Neto. Em 23 de fevereiro de 1950 assumiu a direção da Igreja o Pr. Joviniano Rodrigues Lobato que permaneceu até 04 de setembro de 1952, quando transferiu a Presidência da Igreja ao Pr. Benjamim Matias Fernandes. O Pr. Benjamim Fernandes mudou o seu domicílio para a cidade de Manaus-AM, sendo substituído pelo Pr. Leonardo Severo da Luz em 17 de agosto de 1953, que foi enviado pelo Ministério da Igreja de Belém-PA. Pr. Leonardo Luz pastoreou a Igreja de Porto Velho por um período de 27 anos, quando sentindo-se “cansado pelo peso da idade” e por livre e espontânea vontade, pediu seu jubilamento.

Em 16 de novembro de 1980 a CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil atendeu o seu pedido e investiu em seu lugar o Pr. José de Souza Reis, que dirigiu a Igreja até o mês de outubro do ano de 1983. No mês de outubro de 1983 o Pr. José de Souza Reis passou para a Eternidade, sendo substituído pelo Pr. Antônio Dionísio da Silva que pastoreou a Igreja até o dia 20 de dezembro de 1991, quando viajou para Campo Grande-MS, onde assumiu a Presidência da Assembleia de Deus daquela cidade.

Com a transferência do Pr. Antônio Dionísio, ocorreu a posse do Pr. Joel Holder que, após trinta anos (30) na presidência da IEAD/PVH, em razão de sua idade já avançada, bem como por sua livre e espontânea vontade, pleiteou junto à CEMADERON – Convenção de Ministros das Assembleias de Deus em Rondônia o seu respectivo jubilamento, que ocorreu no dia 28 de  março de 2022, quando no mesmo dia tomou posse o Pr. Nelson Luchtenberg, que é o atual Presidente da IEAD em Porto Velho.

WhatsApp Image 2024 01 01 at 20.36.47

1° Templo Sede

O primeiro templo da IEAD em Porto Velho estava situado na Av. General Osório s/n°, sendo inaugurado no dia 11 de outubro de 1926. Celebração realizada pelo Pr. Manoel Cezar da Silva, o então Presidente dela.

O primeiro culto administrativo foi realizado em 05 de abril de 1943, sendo presidido pelo Missionário Nels Nelson, que na época visitava a IEAD em Porto Velho.

1° Banda de Música

A primeira banda de música da IEAD/PVH foi organizada no ano de 1951, sendo a irmã Judite Holder (in memorian) uma das fundadoras e  uma das ex-componentes da referida banda musical. 

 

Casa Pastoral 

A 2° Casa Pastoral foi construída no ano de 1952 pelo Pr. Joviniano Lobato. A foto foi tirada na ocasião do casamento do Pr. Túlio Ferreira Barros com a então jovem filha do Pr. Joviniano, que na época era o Presidente da IEAD em Porto Velho. No umbral esquerdo da janela direita da Casa Pastoral aparece o saudoso Pr. Alcebíades Pereira de Vasconcelos, que hoje já dorme no Senhor. 

O primeiro Círculo de Oração foi fundado no dia 15 de outubro de 1968.

WhatsApp Image 2024 01 01 at 20.41.16

2° Templo Sede

O segundo Templo Sede foi construído no ano de 1952, na mesma época em que o Pr. Joviniano Rodrigues Lobato construiu a segunda Casa Pastoral da IEAD/PVH  (ficava nos fundos do Templo Sede), situada na Rua José de Alencar nº 3286.

3 templo sede assembleia de deus porto velho TEMPLO CENTRAL 3

3° Templo Sede

O terceiro Templo Sede foi reformado e inaugurado no mesmo local, ano de 1986 pelo Pr. Antônio Dionísio, que deu continuidade às obras iniciadas pelo saudoso Pr. José de Souza Reis. 

Design sem nome 1 e1707308088337

4° Templo Sede (atual)

O atual Templo Sede da IEAD/PVH foi  inaugurado em 07 de outubro de 2022 e está localizado na Rua Pastor Messias Barbosa, 3200, bairro Tiradentes. 

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha melhor experiência em nosso site.