Por Jêile Schwambach – Fotos: Franciele/Iolanda/Timá
Nesse sábado, 16 de dezembro de 2023, aconteceu a finalização do Projeto Mel, no Templo Sede das Assembleia de Deus, na rua Pastor Messias Barbosa, 3200, Tiradentes, em Porto Velho.
Sabendo que um dos maiores desafios da mulher é edificar a família com sabedoria, a esposa do Pastor Presidente das Assembleias de Deus em Porto Velho Nelson Luchtenberg, irmã Ivonete Luchtenberg, Coordenadora da União Feminina – UFADVEL, embasada no livro “Mulheres que Edificam”, da escritora Adriana de Paula, desenvolveu o projeto Mel (Mulheres Edificando Lares), com o tema: “Família Projeto de Deus”.
Com objetivo de edificação dos lares, restauração das famílias, cada setor recebeu uma pregadora por mês que discorreu sobre os capítulos do livro “Mulheres que Edificam”.
Para Angélica Ortiz foi um desafio quando irmã Ivonete lançou o projeto e deu-lhe a incumbência de fazer a síntese todo mês para as preletoras. Cada capítulo houve um aprofundamento das temáticas dentro da palavra de Deus. Irmã Ivonete queria que cada preletora tivesse um fio norteador! “Comecei a fazer essa síntese, tanto no capítulo do livro como trazendo também a Palavra de Deus, versículos e outros livros. Tivemos vários temas, como sexualidade do casal, criação dos filhos, sobre a questão da sabedoria, cuidar da casa. Pesquisei muito, li muito, adquiri outros livros para dar suporte, afinal a síntese da mensagem tinha que ser bem grande e organizada, era para as preletoras, mas elas, dentro do roteiro tinham a liberdade de serem usadas por Deus, como foram! Era uma síntese basilar! O senhor me deu muita graça! Foi bem difícil este ano, mas muito prazeroso! Foi uma benção, foi um desafio mas também um privilégio! Finalizamos com esta festa tão linda, que sonhávamos todo mês e aqui estamos! Vemos Deus derramando da sua graça, edificando mulheres e dando essa consciência do papel dela e sua importância nessa edificação da casa”, declara.
Irmã Adriana de Paula, de Mato Grosso, autora do livro “Mulheres que Edificam”, tem 25 anos de ministério e foi uma das convidadas para a festa de encerramento. A preletora no final do evento, em entrevista, comenta que o Projeto Mel nasceu após ter lançado seu livro no ano de 2013. Primeiro em uma congregação, logo o projeto passou a ser também online, foi crescendo e alcançou outras localidades. Em Rondônia o projeto já alcançou muitas cidades e agora a capital.
“Estar aqui hoje, significa a graça de Deus, Ele é bondoso e misericordioso. No jogral que vocês apresentaram, cada gesto, cada fala, eu chorava, só Deus faz isso! O objetivo final é que cada mulher se posicione no seu chamado, para edificar o lar com sabedoria e o nome de Jesus ser glorificado. Que Deus abençoe a todas as mulheres que se empenharam para estar no projeto e nas reuniões. Deus abençoe a Coordenadora irmã Ivonete, que trouxe o projeto, as líderes e palestrantes que abraçaram a causa, deixando Deus usá-las! As mulheres de Rondônia são muito animadas! “Minha gratidão a todas”, pontua.
Outra convidada para a finalização do projeto foi a preletora Laila Karoline, do Rio de Janeiro. “É a primeira vez que venho a Porto Velho, povo muito caloroso, muito acolhedor. Estar aqui hoje é uma dádiva, um presente de Deus, agradeço ao Senhor por participar desse projeto que é muito importante, pois várias famílias têm sido tão atacadas! Existem muitas ideologias e ataques do inimigo contra nossa casa, então estar aqui hoje é construir juntamente com as nossas queridas um projeto do céu. Tenho certeza que o Senhor confirmou esse projeto e vidas estão sendo transformadas aqui hoje”!
Cantora Lilian Paz, do Rio de Janeiro, abrilhantou a festa com sua linda voz! De acordo com irmã Lilian, o Projeto Mel é um projeto totalmente diferente, onde o propósito é a edificação da família. “É maravilhoso contemplar as mulheres impactadas, curadas, restauradas e renovadas! O evento foi lindo demais, é só vitória!
A Coordenadora Geral do evento, Irmã Ivonete Luchtenberg, diz: “Fizemos o encerramento do Projeto Mel, com o tema, minha família Projeto de Deus! Foi uma maravilha trabalharmos com todos os setores! O projeto se prolongou por um ano e hoje foi o encerramento. Toda honra e glória seja dada ao Senhor!