Por Texto: Jêile Schwambach – Fotos: Franciele Belon e Timá Máximo.
Na noite de quinta-feira, feriado de 7 de setembro, o Templo Sede da Assembleia de Deus, abre mais uma vez suas portas para receber o Congresso de Missões.
Conquistando a nossa Jerusalém para Cristo – Atos 1:8, assim foi desenvolvida a XIX edição do congresso, nos dias 7 a 10/09/2023, na rua Pastor Messias Barbosa, 3200, Tiradentes, em Porto Velho.
A igreja liderada pelo pastor Nelson Luchtenberg, sempre fez parte da história de missões. Seu primeiro pastor foi o missionário americano Paul Aenis que, juntamente com o irmão José Marcelino, organizaram a primeira Congregação da Igreja Assembleia de Deus em 28 de fevereiro de 1922. A Igreja tem avançado e se destacado principalmente na área de missões através da Rádio Boas Novas, Centro de Recuperação Refúgio Canaã, Instituto Evangélico de Educação Paul Aenis, União Beneficente Ação de Amor e o Barco Elias Pereira para atender os ribeirinhos.
Ao longo dos anos a igreja também preparou pessoas na escola de missões – EMAD, para fazer parte da Grande Comissão de Mateus 28.18,19 e Marcos 16.15. Portanto, está representada no Brasil e no exterior, através de homens e mulheres que decidiram dedicar suas vidas inteiramente a causa das missões.
A igreja marca presença em todos os bairros da zona urbana, regiões ribeirinhas e nas BRs 364 e 319, dentro e fora dos limites territoriais do município de Porto Velho.
Porém, para que todo esse movimento missionário acontecesse, Deus levantou uma mulher, a secretária de missões, missionária Drª gastroenterologista Deisy Holder (in memoriam), que carregava a experiência dos anos que desenvolveu missões em Angola-África. No ano de 2001 a secretaria de missões começou a ser administrada com projetos de grande envergadura pela missionária Drª Deisy.
Hoje a secretaria de missões está na responsabilidade do Pastor Fabrício Martinho que, durante anos, foi o vice-secretário de missões.
Missões é um organismo vivo do evangelho de Cristo, e Porto Velho marca presença desde as tribos indígenas a missões nacional e internacional, somando sempre para o reino de Deus.
A igreja em Porto Velho ainda conta com a Secretaria de Evangelismo – SEADVEL, que é secretariada pelo Pastor Castro Pacheco e tem investido nas vidas através de evangelismos.
Estes, árdua e voluntariamente, dedicam tempo e trabalho para zelar pelo bom andamento das atividades da igreja e divulgação do evangelho na cidade e nas localidades mais longínquas.
No congresso de missões a igreja contempla o agir de Deus através da vida dos missionários, renovam suas esperanças e forças para continuar a marcha, levando o ide de Jesus até os confins da terra.
Nesta XIX edição o congresso contou com a participação dos preletores: Pr. Abimael Silva (Suriname), Claudemir Rodrigues (Japão) e os cantores: Donizete e Maria Mendes (São Paulo), Joel Silva (Cerejeiras), Diego Souza (PVH) e Tony Padilha (PVH). Corais locais e orquestra também tiveram suas participações.
Durante os quatro dias de congresso os participantes puderam contemplar o mover do Espírito Santo tomando conta do ambiente, e o evento teve um saldo de 46 reconciliações e 17 decisões, somando um total de 63 pessoas rendendo-se aos pés de Jesus Cristo.