Por Jêile Schwambach Fotos: Timá Máximo
Os dias 11 e 12 de agosto de 2023, foram de grande relevância para o crescimento da igreja em Porto Velho, uma vez que aconteceu o Congresso de Discipulado.
O evento ocorreu no Templo Sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na rua Pastor Messias Barbosa, 3200, bairro Tiradentes.
Na sexta-feira (11), às 19h30, deu-se início ao evento, seguido por plenárias, almoço e jantar no sábado (12).
O Coordenador Geral de Discipulado e Supervisor do Setor 14, Evangelista Izaías Silva, foi o primeiro palestrante. Falou sobre o tema: Implantação do Departamento de Discipulado. Primeiramente fez a definição da palavra Discipulado e dividiu-a em quatro fases. Na sequência falou sobre o departamento de discipulado e deu orientações na formação de equipes. Também desenvolveu o tema: Pré-Batismo.
“Alcançamos nossos objetivos; a quantidade de pessoas foi impressionante, a igreja sempre lotada, observamos o interesse das pessoas, orientamos para compra de alguns livros e rapidamente os livros se acabaram; isso mostra que as pessoas que participaram do congresso estavam desejosas de trabalhar na área do discipulado, querem praticar realmente e isso faz a gente pensar que alcançamos o objetivo principal que é despertar a igreja para o discipulado”.
O Coordenador ainda acrescenta que a vida do pastor Nelson é o discipulado, então trabalha nas pisadas dele para que o campo em si desperte para essa tarefa que é o discipulado.
“Acredito que a igreja está caminhando para um grande avivamento; não se pode dizer que uma igreja com 10 a 12 mil membros não esteja em avivamento. Acredito que esse avivamento pode ser ampliado. Creio que está acontecendo o aumento do avivamento na igreja de Porto Velho, mas ainda tem muito para acontecer para a glória de Deus”, esclarece o Coordenador.
O Evangelista Paulo Gonçalves discorreu sobre o tema “Discipulado nos dias de hoje”.
De acordo com o evangelista, o Congresso foi muito produtivo, uma benção, agora é praticar! “A igreja de Porto Velho é amável, muito abençoada e forte. A missão de evangelizar e discipular não é exclusivamente de um departamento; essa missão é da igreja, ela é intransferível, inacabada. Hoje foram nomeados pelo menos uns 120 líderes que já vão fazer um grande trabalho. Vai ser uma benção; se já está bom, vai ficar melhor”!
Sara Josenice, do setor 17, Congregação Calama, participou do evento desde o primeiro dia, conta que o evento foi além de suas expectativas.
“Foi um divisor de águas conhecer muitas informações que mesmo dentro da igreja não estava a par! Pensava que o discipulado era trabalho somente do departamento de discipulado e não é! A igreja é composta de um grupo que deve receber essas pessoas novas. Para mim foi enriquecedor, estou saindo do congresso com muita coisa boa para passar para nossos discipulados e prepará-los para o grande batismo que haverá em outubro”.
Sara conclui: “Perdeu quem não veio; perdeu grandes ensinamentos e principalmente a graça e a benção de Deus que recebemos aqui nesse evento”. E, deixa um conselho: “Participem do próximo, não percam, porque com certeza será ainda melhor que o primeiro”.
Plenárias:
Pré-Batismo: Pr. Rodrigo Sampaio e Ev. Izaías Silva (Porto Velho);
A igreja e suas Propriedades: Pr. Nelson Luchtenberg (Pr. Presidente- IEAD PVH);
As Práticas de visitação: Ev. Raimundo Costa e Pb. Sinei Costa (Cacoal-RO);
O discipulado nos dias de hoje: Ev. Paulo Gonçalves (Cacoal-RO);
As fases do discipulado: Pr. Josiel de Lima Torres (Candeias do Jamarí).